Inventário de Estoque: por que preciso fazer na minha empresa?

Fazer inventário de estoque é uma tarefa trabalhosa. Afinal, é preciso contabilizar e classificar todos os produtos da empresa que se encontram armazenados naquele momento.

Mesmo sendo uma tarefa árdua para os responsáveis que a fazem, ela é extremamente importante e necessária na empresa, pois traz inúmeras vantagens para o negócio.

A seguir, vamos listar os principais benefícios de fazer o inventário de estoque.

Assim, você verá o quão significante ele é para a sua empresa. Confira!

Benefícios de fazer inventário de estoque

Diminuição do número de perdas

Ao realizar o inventário, você tem um controle maior sobre o estoque. Sendo assim, é possível evitar um grande número de perdas de produtos. Isso porque você não vai comprar mercadorias a mais do que o necessário e, consequentemente, não ficará com produtos encalhados.

Com um controle sobre os itens do estoque também é mais difícil que produtos sejam roubados ou extraviados. Se ainda assim isso acontecer, você notará logo e poderá agir rapidamente.

Caso trabalhe com produtos perecíveis, você saberá quando eles estarão perto do vencimento. Dessa forma, você poderá fazer promoções antes que eles vençam e sejam perdidos.

Aprimoramento do atendimento ao cliente

Realizar o inventário de estoque ajuda a melhorar o seu atendimento com o cliente, pois essa ação permite que você saiba exatamente tudo o que está armazenado e as quantidades de cada produto.

Sendo assim, você não vai vender algo que não tem e depois acabar frustrando o seu cliente. E ainda, dessa forma você consegue conquistar os consumidores em vez de afastá-los.

Melhora do entendimento sobre o giro do estoque

Ao fazer inventários periodicamente, você saberá quais produtos da empresa têm mais saída e quais não têm. Essa informação é fundamental para que a instituição saiba quais itens ela deve continuar investindo e quais não valem a pena comprar mais.

Com esses dados, a empresa pode fazer pesquisas para entender as razões pelas quais determinadas mercadorias fazem sucesso e outras não. Dependendo das respostas obtidas, a instituição pode ainda descobrir como aprimorar esses produtos e identificar boas oportunidades de negócio.

Como você pode perceber, o inventário de estoque é muito importante, pois através dele é possível controlar os produtos da empresa. Dessa maneira, os recursos da instituição são mais bem aproveitados, os clientes ficam mais satisfeitos e as resultados são mais produtivos.

Além de fazer um inventário de estoque, lembre-se de realizar regularmente um inventário de ativos da empresa. Esses são os bens do negócio, como máquinas e outros equipamentos. Assim como no caso do estoque, é essencial realizar um inventário frequente para que não haja perda de equipamentos e para que os responsáveis saibam quando é preciso trocá-los.

Para facilitar a realização do inventário de estoque, sua empresa pode usar coletores de dados, já que eles tornam a atividade mais exata e rápida. Caso sua empresa não queira comprá-los devido ao alto preço cobrado, uma boa opção é a locação de coletores de dados.

A Moby Soluções oferece coletores das melhores marcas para locação e é possível alugá-los tanto por períodos longos quanto curtos. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e saiba como fazer o inventário de estoque da sua empresa da melhor forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *